No momento você está vendo Filho não quer ir pra casa do pai, é possível impedir?

Filho não quer ir pra casa do pai, é possível impedir?

Quando chega o dia das visitas, o filho não quer ir a casa do pai? O que você deve fazer?

Ao se separar do pai do seu filho, certamente você foi até a justiça para regularizar a sua guarda. Pelo menos é o que deveria ser feito. Frente a isso, provavelmente você mãe, acabou ficando com a guarda da criança.

Como já mencionei em outra oportunidade, no Brasil a regra é a guarda compartilhada, onde os dois pais devem conjuntamente tomar as decisões sobre a criança em comum acordo. Porém, a criança irá morar com um genitor, que será o guardião, e o outro terá direito de visitas.

Caso seu filho more com você, o pai terá o direito de visitas; porém, apesar da regulamentação da visita, uma coisa pode acontecer: o filho não quer ir a casa do pai.

Certamente, se você contar para o pai da criança que ela não quer com ele, o pai pode imaginar que você é a culpada por esse comportamento da criança. Talvez ele possa até mesmo procurar os seus direitos, e te acusar de estar fazendo a alienação parental no filho.

O que é a alienação parental?

É quando a criança ou adolescente é induzida, mediante diferentes formas e estratégias de atuação, a destruir seus vínculos com um dos genitores.

É o caso da mãe que fica falando mal do pai para a criança, criando uma inverdade na mente do filho, para que ela não queira se relacionar com o pai. A mãe deve ter cuidado, pois caso o filho não queira contato com o pai, este poderá alegar que a alienação parental esteja acontecendo.

Não faço alienação parental, meu filho quer ir a casa do pai, e agora?

Quando a criança não quer de forma alguma ir para a casa do pai, é comum que ela apresente alguns comportamentos que demonstrem isso. Ela fica emburrada, algumas vezes chora e se recusa a ir com o pai nos dias estipulados de visita.

A situação acaba se repetindo e em algumas ocasiões isso acaba, inclusive, causando discussões entre os progenitores. Então, o que fazer quando filho não quer ir com o pai?

Diversas vezes, a recusa em ir com o pai ocorre por traumas psicológicos causados pelo processo de separação do casal. Também por uma questão de afastamento gradativo, decorrente da distância física, por exemplo. Ou seja, de forma natural a própria criança se sente mais protegida estando só com a mãe, e não tem vontade de estar com o pai.

Dessa forma, mesmo que haja uma decisão judicial que regulamente as visitas, não há como obrigar o filho a ficar na casa do pai. Isso porque não existe uma forma de obrigar a criança a fazer a visita, embora as visitas seja um direito do pai, a vontade da criança deve ser respeitada.

Do mesmo modo que um pai não tem obrigação de visitar os filhos, também não se pode forçar a criança a cumprir com os dias e horários de visita, mesmo que isso esteja estipulado judicialmente.

Frente a essa situação, será necessário regularizar a situação judicialmente

filho não quer ir a casa do pai

Para que a mãe não tenha grandes problemas com isso, é interessante que ela busque na justiça a regularização dessa situação.

O juiz precisa saber que aquele acordo que foi fixada na sentença, a forma como estabeleceu as visitas do pai, não será possível de ser cumprida. Pois a própria criança não quer saber de estar com ele, e opõe muita resistência para isso.

Provavelmente, ao entrar com essa ação, o juiz concederá a suspensão das visitas até que o caso se resolva. Com isso, realiza um estudo psicossocial para entender os motivos que levaram aquela criança a não querer estar com o pai.

Podemos ter até mesmo a situação em que a criança até aceita estar na companhia do pai, mas, não para dormir na casa dela. Talvez, ela se sinta melhor apenas e realizar algum passeio durante o dia, e depois, retornar para a casa em que vive com a mãe.

Como se pode perceber, há diversas situações e questões que devem ser analisadas. Até mesmo possíveis maus-tratos por parte do genitor. Somente a análise de todas as provas e ouvidas as partes interessadas é que o juiz irá realizar uma nova determinação, com o objetivo de colocar fim a esta discussão.

Induzir o filho a não querer ir a casa do pai é crime

Lembre-se que a decisão de não querer ir com o pai ou mãe deve motivar-se unicamente por questões pessoais do filho. Isso porque o progenitor que estimular o menor a não cumprir os dias de visita comete alienação parental, que está previsto na lei. Todo cuidado é pouco neste momento.

Por onde começar

A mãe que perceber que o filho não deseja mais estar na companhia do pai, deve procurar um advogado especialista em direito de família, especialmente um advogado especialista em guarda e regulamentação de visitas.

O profissional irá te acompanhar durante todo o processo, para que unindo todos os elementos comprobatórios fique demonstrado que a recusa da criança parte unicamente do sentimento e vontade dela de não querer ir a casa do pai, e não guarda nenhuma relação com a prática de alienação parental, que é sim uma das alegações que o pai pode fazer para te acusar.

Conclusão

Então, se este artigo não esclareceu tudo o que você precisava é porque tenha a necessidade de uma análise mais completa do seu caso.

De outro lado, sei muito bem que uma consulta com o advogado tem um valor alto para que você receba uma solução completa para seu caso.

Já imaginou ter um profissional especialista e referência no assunto para tirar todas suas dúvidas e resolver seu problema de uma vez por todas?

Em outras palavras, eu quero te ajudar através de uma consulta, isso mesmo! Você terá uma consulta diretamente comigo e por um valor super acessível, que tal?

Mas é claro que vai depender do seu nível de interesse para acabar com essa dor de cabeça!

Quer saber quanto? Basta clicar no link abaixo e você será direcionado(a) ao meu contato para eu te explicar melhor como funciona!

E ai, vai perder tempo?

LINK PARA O MEU CONTATO

Artigo redigido por Dr. Renan Ferreira. Advogado em Governador Valadares/MG especialista em divórcio, guarda, pensão alimentícia e inventário.

Deixe um comentário