No momento você está vendo Advogado de direito de família: por que contratar?

Advogado de direito de família: por que contratar?

O advogado de direito de família é aquele que lida com casos que envolvem direitos parentais.

O principal papel dele é a intervenção e busca da conciliação dos casos que envolvem disputas familiares. Ou seja, identificar conflitos e elaborar boas soluções para os envolvidos.

É o caso da solicitação de pensão alimentícia, divórcio, adoção de uma criança ou acordo pré-nupcial. Bem como, procedimentos cuja contratação de um bom advogado de família pode oferecer vários benefícios com uma resolução mais rápida para os conflitos.

No entanto, para que você consiga um bom advogado na área de direito de família é importante que você conheça o que ele faz e as melhores forma de te ajudar em cada situação.

Nesse artigo vamos tratar sobre a importância de um advogado de família e o que você deve fazer para achar um bom profissional da área.

Se ficar alguma dúvida é só entrar em contato!

Vamos lá!

O que faz um advogado de família?

Primeiramente, o advogado de família é aquele que oferece uma ajuda para estabelecer regras e normas no convívio familiar, grau de parentesco e divisão de patrimônio.

São alguns exemplos da atuação do advogado de família:

Por que devo contratar um advogado de direito de família?

Talvez você não tenha se deparado ainda com alguma dessas ocasiões. Mas saiba que elas são muito mais comuns do que você pode imaginar.

A maioria das pessoas recorre a um advogado de família para resolvê-los. E você também deve contar com a ajuda deste especialista caso você:

  • quer se divorciar, anular o casamento ou se separar;
  • está considerando alterações em contratos familiares como, por exemplo, rever a pensão alimentícia, a guarda, dentre outros;
  • precisa ser orientado sobre a proteção da criança;
  • está pensando em adotar uma criança e precisa de orientações especiais como é o caso dos casais homoafetivos;
  • precisar de ajuda com alguma ordem de restrição

Quais são as formas de atuação de um advogado de direito de família?

1 – Atuação consultiva

Esse tipo de atuação se refere a herança e elaboração de contratos.

Além disso, testamentos ou até mesmo opiniões sobre a postura correta em certas situações.

2 – Atuação conciliadora

Busca evitar um conflito, levando à justiça competente a decisão amigável tomada pelas partes.

Sendo assim, o papel do advogado familiar é de grande relevância, pois atua como um mediador e um facilitador do processo.

3 – Atuação contenciosa

Busca solucionar o caso pela entrada da ação judicial, ou seja, com a participação do juiz de direito.

Sendo assim, no judiciário o advogado atua em processos que envolvem conflito e ações amigáveis em que há menores de 18 anos e incapazes.

Além disso, o advogado assume o papel de procurador e, a partir disso, elabora petições, levanta provas, cumpre prazos, despacha com o juiz, participa de audiências, entre outros.

A importância do advogado de família na separação

Como vimos acima, é importante contratar um bom advogado de família já que eles resguardam aqueles momentos delicados nos quais você se sente sem capacidade para avaliar mudanças significativas.

Além disso, é comum ainda ver alguns casais tentando resolver suas diferenças sem envolver um perito em direito de família, o que pode ser perigoso.

Isso porque o divórcio é maior que os interesses particulares do casal, e de qualquer outra pessoa.

Consequentemente, criar a melhor situação para os envolvidos requer talento, experiência e compromisso.

A importância de um advogado nas causas de guarda compartilhada

Para muitos casais divorciados, esta é a questão mais complexa, tendo em vista que é direito da criança ter a convivência tanto do pai quanto da mãe.

Por isso, pode ser devastador para uma parte perder o acesso a seus filhos metade do tempo ou em período integral. Mas às vezes é necessário.

No caso de um parceiro ser abusivo ou não seja um bom pai, é necessário que o advogado acesse todas as informações, e faça uma proposta que melhor atenda à demanda da criança e dos pais.

Algumas disputas sobre à custódia podem ser difíceis, mas um bom advogado de família vai te ajudar a desatar o nó.

No divórcio com os filhos menores há também o apoio financeiro que deve ser fornecido à mesma por ambos os pais. Ou seja, o nível de renda entre dois parceiros pode se tornar bem diferente quando ocorre o divórcio.

Quando ambos estão chateados, acabam perdendo a chance de falar da maneira mais adequada para solicitar um apoio pensando no bem da criança.

Dessa forma, deixam fazer um acordo que pode afetar a qualidade de vida infantil por meses e até anos. 

Em outras palavras, o advogado de família é de grande ajuda nessa situaçâo e pode contribuir para encontrar e ajustar o suporte financeiro que a criança necessita reduzir os conflitos entre os pais.

advogado de direito de família
Dr. Renan Ferreira, advogado de direito de família dono deste Blog!

Partilha de bens no divórcio

Por fim, um detalhe preocupante costuma ser a divisão de bens do casal, após a separação. A convivência entre parceiros durante algum tempo pode envolver a aquisição de moradia, heranças, conta conjunta ou poupança, e outros investimentos.

E na hora de dividir os bens, em muitos casos, ambos sentem que merecem uma parte maior do que deveriam.

É aí que entra o advogado com experiência na área familiar, que irá calcular e aplicar as propriedades referentes aos parceiros que terminaram.

Portanto, ainda que haja confiança e amizade, não deixe de contratar um advogado de família para conferir como ficará a divisão dos bens após o processo de separação, inclusive a parte que cabe aos filhos, menores ou maiores de idade.

Já imaginou ter um profissional especialista e referência no assunto para tirar todas suas dúvidas e resolver seu problema de uma vez por todas?

Em outras palavras, eu quero te ajudar através de uma consulta, isso mesmo! Você terá uma consulta diretamente comigo e por um valor super acessível, que tal?

Mas é claro que vai depender do seu nível de interesse para acabar com essa dor de cabeça!

Quer saber quanto? Basta clicar no link abaixo e você será direcionado(a) ao meu contato para eu te explicar melhor como funciona!

E ai, vai perder tempo?

LINK PARA O MEU CONTATO

Artigo redigido por Dr. Renan Ferreira. Advogado em Governador Valadares/MG especialista em divórcio, guarda, pensão alimentícia e inventário.

Deixe um comentário