No momento você está vendo Como cobrar pensão alimentícia atrasada?

Como cobrar pensão alimentícia atrasada?

Você faz ideia de como cobrar a pensão alimentícia atrasada do seu filho? Saiba como cobrar e evitar um peso em suas costas!

A princípio, é indiscutível que a pensão alimentícia é muito importante para custear na sobrevivência do filho e é comum as vezes o pai atrasar. Mas quando ele deixa de pagar, acaba prejudicando a criança e a própria mãe que vai arcar sozinha com os gastos que eram custeados pela pensão.

Pensando em ajudar, fiz esse artigo para você que se encontra nessa situação e deseja tomar uma atitude.

Vamos lá?

Não são raros os casos em que o devedor da pensão alimentícia deixa de efetuar o pagamento e a genitora, representante do filho, acaba não sabendo o que fazer. E assim passa meses e meses com dificuldades de manter o padrão do filho como estava, procura um advogado para resolver a situação!

Isso é ruim? Sim! Porque poderia ter tomado uma atitude antes e evitado um grande problema.

cobrar pensão alimentícia atrasada
cobrar pensão alimentícia atrasada

E como cobrar pensão alimentícia atrasada?

Primeiramente, pra você cobrar essa pensão alimentícia é necessário que esteja formalizada. Ou seja, foi feito um acordo judicialmente ou já tem uma decisão dada pelo juiz fixando o valor.

Se você não tem isso formalizado, infelizmente você não poderá cobrar a pensão atrasada. Mas nunca é tarde para você resolver isso entrando com uma ação ou procurando o pai do seu filho para formalizar um acordo!

Agora você que tem a pensão formalizada, terá que entrar com uma nova ação chamada execução de alimentos.

Para entrar com essa ação, você deve procurar um advogado, se possível da área para fazer todos os cálculos e o balanço de qual o valor da dívida e escolher o rito processual correto para que tenha maior eficácia no pedido.

Como funciona o processo?

Existe duas formas de buscar essa pretensão, através da penhora ou da prisão.

O rito de prisão é muito famoso e você provavelmente já deve ter ouvido falar. Nesse rito o devedor dos alimentos é intimado para pagar ou para justificar o não pagamento no prazo de 3 dias úteis. É um ótimo rito, o único problema é que só pode ser cobrado os 3 últimos meses.

Então se você demorou muito tempo para tomar uma atitude, com certeza o rito de penhora seria melhor pra você.

O rito de penhora cobra todo o tempo atrasado. Nesse rito não existe nenhuma medida coercitiva como no de prisão, porém ele irá penhorar os bens do devedor para que pague a pensão ou use do bem penhorado pra fazer o pagamento.

Pra você que demorou a tomar uma atitude esse rito é muito válido, mas lembre-se, se o genitor não tiver nada no nome, não tem tanta eficácia.

Por isso, eu, aqui no meu escritório, gosto de entrar com os dois processos para não deixar margem para um resultado frustrado.

Conclusão

Se você se encontra nessa situação, não deixa a situação sair do controle para ir em busca de um profissional.

A criança não pode ter a saúde, educação, lazer prejudicado devido a sua inércia na cobrança dos alimentos atrasados.

Já imaginou ter um profissional especialista e referência no assunto para tirar todas suas dúvidas e resolver seu problema de uma vez por todas?

Em outras palavras, eu quero te ajudar através de uma consulta, isso mesmo! Você terá uma consulta diretamente comigo e por um valor super acessível, que tal?

Mas é claro que vai depender do seu nível de interesse para acabar com essa dor de cabeça!

Quer saber quanto? Basta clicar no link abaixo e você será direcionado(a) ao meu contato para eu te explicar melhor como funciona!

E ai, vai perder tempo?

LINK PARA O MEU CONTATO

Artigo redigido por Dr. Renan Ferreira. Advogado em Governador Valadares/MG especialista em divórcio, guarda, pensão alimentícia e inventário.

Deixe um comentário