Como calcular a pensão alimentícia?

Olá, no artigo de hoje vamos aprender como calcular o valor da pensão alimentícia de forma justa.

Pelo fato de me perguntarem muito sobre o valor que deve ser pago de pensão eu decidi ajudar você trazendo tudo que precisa saber referente a este assunto.

Antes de tudo, precisamos entender que a pensão alimentícia é uma balança entre a necessidade que o filho tem de receber e a possibilidade do genitor em poder poder pagar.

Como calcular a pensão alimentícia na prática?

Eu preciso que você pegue uma caneta e comece a transcrever todos os gastos que a criança tem.

Pois a pensão alimentícia, não é apenas para comprar comida, mas é para pagar todos as despesas que a criança tem.

Inclua todos esses custos individuais, que são roupas, comida, algum lazer, atividades extra curriculares, psicólogo se houver, atividades físicas e afins.

Terminando isso, guarde esse valor e deixe ai no cantinho que vamos para os gastos indiretos.

Muitos pais reclamam sobre esses gastos indiretos, mas é também necessário colocar, que são a parte da luz, da agua, internet, aluguel, pois tudo isso o filho também gasta.

Pegue toda as despesas da casa, e dividir pelo numero de pessoas que habitam nela.

Por exemplo, se a agua, luz e aluguel deram mil reais e você mora com seu filho na casa, então o valor gasto pelo filho é de 500 reais.

Então pega aquele valor que você guardou que são dos gastos individuais e soma com este que você acabou de fazer.

calcular pensão alimentícia

Agora é só pegar o valor total e dividir por dois, já que é metade para cada genitor?

Seria muito simples se fosse dessa forma, mas a resposta é não.

Na pratica é totalmente diferente disso. Caso fosse assim, não existiria pensão de 30% do salário mínimo, e também não existiria pensões no valor de 50 mil pra cima. 

O problema é que a maioria dos valores hoje, fixados pelo judiciário, não paga o valor justo que o filho preciso. E isso acontece devido ao princípio da proporcionalidade.

Você lembra que no inicio desse artigo eu disse sobre a possibilidade e necessidade? Ou seja, é necessário ter uma balança entre esses dois para que seja proporcional!

Pode ser que o pai ganha 3x mais que a mãe, e por isso, ele tem que pagar mais, ou seja, é uma medida justa.

Conclusão

Então para ser calculado uma pensão hoje, não basta simplesmente pegar o valor de gasto total e dividir por dois, sem antes analisar o princípio da proporcionalidade.

Por isso, se você está na dúvida sobre como deve ser calculada a pensão do seu filho, ou até mesmo sobre pensão alimentícia como um todo, procure um advogado especialista para resolver o seu problema.

Já imaginou ter um profissional especialista e referência no assunto para tirar todas suas dúvidas e resolver seu problema de uma vez por todas?

Em outras palavras, eu quero te ajudar através de uma consulta, isso mesmo! Você terá uma consulta diretamente comigo e por um valor super acessível, que tal?

Mas é claro que vai depender do seu nível de interesse para acabar com essa dor de cabeça!

Quer saber quanto? Basta clicar no link abaixo e você será direcionado(a) ao meu contato para eu te explicar melhor como funciona!

E ai, vai perder tempo?

LINK PARA O MEU CONTATO

Artigo redigido por Dr. Renan Ferreira. Advogado em Governador Valadares/MG especialista em divórcio, guarda, pensão alimentícia e inventário.

Deixe um comentário